Negócios

Dicas básicas de franquias para empreendedores

Se comprar uma empresa existente não parece certo para você, mas começar do zero parece um pouco intimidante, você pode ser adequado para a propriedade da franquia. O que é uma franquia e como você sabe se você é certo para um? Essencialmente, um franqueado paga uma taxa inicial e royalties contínuos a um franqueador.

Em troca, o franqueado ganha o uso de uma marca registrada, o suporte contínuo do franqueador e o direito de usar o sistema do franqueador de fazer negócios e vender seus produtos ou serviços de franquias baratas para investir.

Além de uma marca bem conhecida, comprar uma franquia oferece muitas outras vantagens que não estão disponíveis para o empreendedor começar um negócio do zero. Talvez o mais significativo seja que você obtenha um sistema comprovado de operação e treinamento sobre como usá-lo. Novos franqueados podem evitar muitos dos erros que os empreendedores iniciantes normalmente cometem porque o franqueador já aperfeiçoou as operações diárias por tentativa e erro.

Franqueadores respeitáveis realizam pesquisas de mercado antes de vender um novo outlet, para que você sinta maior confiança de que há uma demanda pelo produto ou serviço. Deixar de fazer uma pesquisa de mercado adequada é um dos maiores erros que os empreendedores independentes normalmente cometem; como franqueado, é feito para você. O franqueador também fornece uma imagem clara da concorrência e como se diferenciar deles.

Finalmente, os franqueados desfrutam do benefício da força em números. Você ganhará com a economia de escala na compra de materiais, suprimentos e serviços, como publicidade, bem como na negociação de locais e termos de arrendamento. Em comparação, os operadores independentes têm que negociar por conta própria, geralmente obtendo Termos menos favoráveis das melhores franquias de alimentação. Alguns fornecedores não lidam com novos negócios ou rejeitam seus negócios porque sua conta não é grande o suficiente.

As oportunidades de negócios são menos estruturadas do que as franquias, portanto, a definição do que constitui uma oportunidade de negócios não é fácil de definir. Em essência, uma oportunidade de negócio é qualquer pacote de bens ou serviços que permita ao comprador iniciar um negócio e no qual o vendedor represente que fornecerá um plano de marketing ou vendas, que existe um mercado para o produto ou serviço e que o empreendimento será lucrativo.

A maior força do franchising é sua capacidade de reunir varejistas independentes usando uma única marca registrada e conceito de negócios. Os benefícios dessa afiliação são muitos: reconhecimento da marca, uniformidade no atendimento às expectativas dos clientes, o poder da publicidade agrupada e a eficiência das compras em grupo.

Para o proprietário individual, existem várias vantagens no franchising. O risco sempre presente de falha nos negócios é reduzido quando o programa de negócios já provou ser bem-sucedido no mercado; o uso de uma marca registrada estabelecida economiza ao proprietário da empresa o custo de criar e anunciar um nome que os clientes reconhecerão; e as vantagens da publicidade e compra em Grupo tornam as operações mais lucrativas.

Além disso, o treinamento contínuo cria uma experiência operacional instantânea que, de outra forma, precisaria ser adquirida por tentativa e erro. Além disso, com o franchising, a expansão parece vir mais naturalmente. Operar uma franquia de sucesso pode rapidamente levar à construção de um segundo e depois de um terceiro negócio, e assim por diante. Fortunas foram construídas dessa maneira.

Franchising, no entanto, não é para todos. Tipos empresariais ferozmente independentes (você sabe quem você é) podem se irritar com os rigorosos requisitos operacionais e especificações de um negócio franqueado. Se as coisas tiverem que ser feitas do seu jeito, você pode querer ir em outra direção.

Saiba também que alguns sistemas de franquia são melhores que outros. Um programa de franquia fraco não o treinará bem para lidar com os desafios do negócio, não fará um bom trabalho em ajudá-lo quando surgirem problemas e não fará o melhor uso de seus dólares de publicidade.

Se você está pensando em comprar uma franquia, não deixe que as expectativas selvagens influenciem sua decisão. Embora o franchising seja projetado para colocar Pessoas nos negócios que nunca tiveram um negócio antes, a emoção da propriedade pode criar um impulso para seguir em frente sem um planejamento adequado.

Se você se apressar em comprar uma franquia esperando aumentar seu salário atual, mas os ganhos não permitem que você retire mais da metade do seu salário anterior, você será um campista infeliz. Trabalhe com um bom CPA para preparar uma projeção de fluxo de caixa para o negócio antes de mergulhar. Saiba quanto tempo levará para se equilibrar e obter lucro, bem como o valor do salário que você poderá pagar de forma realista.

Em termos de investimento de capital, sua taxa de franquia será determinada pela lucratividade do negócio. A maioria das empresas tem uma escala quando se trata de taxas de franquia. Eles podem ter intervalos variados, em qualquer lugar de $2.000 a $100.000+, dependendo do tamanho do sistema.

Além dessa taxa de franquia front-end – a taxa única que um franqueador avalia pelo privilégio de usar o conceito de negócios, participar de seu programa de treinamento e aprender todo o negócio também haverá uma taxa de royalties contínua, normalmente variando de 2 a 10 por cento, ou um valor mensal.