Guia para combinar uísque e café
Você já teve que sofrer seu caminho através de um café irlandês mal preparado?
Não é um café irlandês clássico que você receberia de um barman ou mixologista, mas o tipo de café irlandês em que um amigo jogou um pouco de uísque no café quente?
Você provavelmente já teve uma boa refeição e – em vez de optar por porto ou conhaque – eles ofereceram um café irlandês.
Você sabe o que está por vir, mas educadamente diz sim a onde comprar café Jack Daniels.
Você toma um gole, é atingido por uma estranha combinação de uísque e café que realmente não combinam.
Você fecha os olhos, acena com a cabeça e diz ‘oh sim, isso atinge o local’ e depois o coloca na mesa, esperando que eles não percebam quando você escorregar para a pia e escorregar pelo ralo.
Que desperdício de café.
Que desperdício de uísque.
Você vê, embora muitas vezes se pense que uísque e café combinam bem, não é tão simples quanto jogá-los juntos em uma caneca.
É preciso mais pensamento, mais cuidado e mais deliberação do que isso a história do café pendente.
E, o mais importante, você deve beber juntos-mas em vasos separados. Um café expresso aqui, um café lá.
Não é um coquetel, é um emparelhamento.
Nós certamente pensamos assim.
Mas há mais do que isso.
(Café e chocolate são bastante semelhantes em termos de perfis de sabor. Lembre-se do cuidado que tomamos ao combinar uísque com chocolate? Vamos fazer uma coisa semelhante aqui.)
Como o uísque, o café varia muito dependendo de sua origem e de como foi processado. Como tal, não é tão simples quanto dizer que uísque e café são uma ótima combinação.
É mais sobre este uísque vai bem com este café.
(É uma tarefa gigantesca, para ser honesto.)
Então, se você está pensando em comemorar o Dia Mundial do café com um dram e uma bebida, temos algumas dicas para começar seu caminho.
O café colombiano é conhecido por ser bem arredondado e fácil de beber. Você pode beber a qualquer hora do dia, a partir do momento em que chegar ao café final depois do jantar. Os cafés colombianos costumam ter uma leve acidez, um toque de doçura de caramelo e – ocasionalmente – notas de noz.
Combine isso com um uísque bem equilibrado que tem notas esfumaçadas e frutadas – que pode ser qualquer coisa, desde sua mistura diária favorita até o Benrinnes 18 ano (Maltman, 1997) – e você tem uma combinação que funcionam um com o outro, chamando sua atenção para aspectos do café e uísque que você pode não ter notado antes.
É assim que o uísque e o café devem ser.
Aqui está.
Este é o único.
O café queniano é grande e ousado. Tem um sabor característico-doçura que dá lugar a uma frutificação de groselha preta. Em suma, eles são incríveis. (Pergunte ao seu barista seu café favorito e é de seis a cinco e escolha que eles dirão Queniano.)
Essa grande ousadia é uma combinação perfeita para os sabores mais ricos, profundos e cheios de um uísque de barril de xerez. E então, além disso, o acabamento frutado do uísque de barril de xerez combina bem com as notas de groselha preta do café.
É bom.
É tão bom.
Lembre-se, é tudo sobre o básico.
Primeiro, pense nos sabores dominantes do café e como eles combinam com os sabores dominantes do café. Esta será a base de uma boa partida.
Mas então, pense além disso. Pense no acabamento do uísque e nas notas mais sutis e como elas combinam com o sabor dominante do café e suas notas mais sutis.
O objetivo do jogo é encontrar sabores que funcionam uns com os outros, chamando a atenção para novos detalhes. Você não quer que eles compitam por atenção.